quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

NoSQL - PRÓS vs CONTRAS

VANTAGENS:

1)Alta Escalabilidade
Sua escalabilidade elástica é o diferencial que o faz vantajoso para grande quantidade de dados (Big Data). No modelo relacional é preciso adicionar servidores maiores e mais poderosos a medida que a base de dados cresce, logo, quando se trata de uma enorme quantidade de dados, isso se torna inviável. Já em uma base de dados não relacional, há disstribuição da base de dados em diversos hosts com o objetivo de tornar eficiente o gerenciamento.

2)Flexibilidade
Banco de dados NoSQL são considerados menos restritivos que os relacionais, geralmente porque não está amarrado em um específico modelo de dados. Aplicações podem armazenar os dados em qualquer estrutura virtual que desejarem ou formatos que forem necessários.

3)"Amigo" do administrador
menos complexa e mais simples de implantar que os SQL, Isso porque eles são planejados da base para necessitar menos gerenciamento, com reparação automática, distribuição de dados e modelos mais simples.

4)Bom custo-benefício e open-source
Os servidores utilizados em noSQL são tipicamente mais baratos, contrário aos geralmente caros servidores e sistemas de armazenamento requeridos pelos bancos relacionais. Além disso, noSQL é totalmente código aberto (open source), implicando em alta confiança na segurança e rapidez de implementação.

5) As nuvens são o limite
Sistemas noSQL são amarrados com os sistemas de nuvens. Isso permite que o administrador foque mais no software e derivados do que se preocupar com o hardware que está sendo usado.
Aproveitamento da escalabilidade elástica dos sistemas de nuvens.


DESVANTAGENS:

Uma das principais razões pela qual o NoSQL nunca substituirá o SQL é porque nunca foi feito para ser. Os modelos NoSQL tem um foco bem central: eles são projetados basicamente para armazenamento de dados e oferece muita pouca funcionalidade além disso.
Quando as transações entram em jogo, o SQL ainda é mais vantajoso.

1)"Estandartização" e Open Source
O open source do NoSQL pode ser considerado sua maior vantagem e sua maior fraqueza.

2)Performance e escalabilidade > consistência
Devido a forma em que é armazenada, a consistência dos dados nos bancos de dados NoSQL pode acabar sendo uma preocupação. Esse tipo de banco prioriza sua performance e escalabilidade, então a consistência acaba sendo não considerada. Logo, dependendo do seu objetivo de uso, isso pode ser uma péssima característica ou forte qualidade. Por exemplo, para tratar de gerenciamento de registros financeiros, esse característica é totalmente negativa.

3)Falta de maturidade
Apesar de não ser a maior novidade do momento (a base da tecnologia já existe há mais de 10 anos)
, a aceitação total do NoSQL ainda não é generalizada. Comparada aos bancos tradicionais relacionais, sua tecnologia ainda é um tanto imatura, isso é refletido ainda em sua falta de desenvolvedores e administradores com os certos conhecimentos e habilidades no assunto.
Ser "amigo" dos administradores e desenvolvedores não ajuda em nada se nenhum dos dois tem as ferramentas necessárias ou conhecimentos para lidar com ele.

Além disso, os bancos SQL estão muito estabilizados no mundo empresarial e, assim, desfruta de maior funcionalidade, aceitação e uma boa quantidade de profissionais que realmente o entendem e sabem gerenciá-los.

conclusão:
Bancos de dados NoSQL vem ganhando uma grande popularidade nos últimos anos, com o crescimento de big data e a ainda mais crescente perseverança das nuvens. Enquanto a tecnologia é ótima para lidar com as dificuldades envolvendo dados desestruturados, é por outro lado limitado em outras áreas chaves.

O administrador deve então considerar cuidadosamente o tipo de banco de dados que melhor satisfaz suas necessidades antes de se comprometer com uma implementação ou outra. A escolha errada pode ter consequências desastrosas

fonte:
http://greendatacenterconference.com/blog/the-five-key-advantages-and-disadvantages-of-nosql/

Nenhum comentário:

Postar um comentário